« Voltar para página de notícias

Perspectivas para o mercado pecuário serão abordadas no Circuito Pecuário em Paranaíba

A expectativa para 2016 é de um cenário positivo para o mercado pecuário brasileiro e sul-mato-grossense. A análise é da gestora do Departamento de Economia do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Adriana Mascarenhas, fazendo referência ao assunto que será abordado durante o Circuito Pecuário – Sistema Famasul, que acontecerá no dia 05 de março, em Paranaíba.

O evento contará com a palestra do diretor presidente da Scot Consultoria, Alcides Torres, que falará sobre as ‘Perspectivas do Mercado Pecuário’. O Circuito será realizado no Tartesal da Leilosin Leilões Rurais, do Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira, a partir das 08h30, com o tema ‘Criando oportunidades, construindo soluções”.

Para Adriana, o tema do evento é pertinente porque municiará o produtor rural com informações que ele deve utilizar para a gestão de sua propriedade, na tomada de decisões de compra e venda. “A nossa expectativa é que o mercado pecuário continue positivo em 2016. A oferta de carne bovina se manterá restrita e, apesar do consumo interno estar aquém do esperado, a esperança está nas exportações do setor, que devem registrar elevação ao longo do ano”.

Os motivos que justificam essa expectativa de aumento nas vendas externas, na avaliação da gestora, são: o dólar em alta, dando competitividade à produção nacional; reabertura dos mercados saudita, chinês e iraniano; a liberação das exportações brasileiras de carne bovina in natura aos EUA; entre outros fatores. “Os estoques nas câmaras frias estão ajustados à demanda e existe também um prognóstico de aumento nas vendas em curto prazo. A projeção de reversão para o ciclo de ofertas é para 2017”, acrescenta a economista.

Apesar da projeção de preços positivos, Adriana chama a atenção para os custos de produção que também estão em ascensão. “Os gastos aumentaram em uma proporção maior que o valor da arroba do boi gordo. Com isso, a margem está mais estreita, devido ao preço do boi magro e à cotação da suplementação mineral, que é importada”.

Sobre o evento – Com o tema ‘Criando oportunidades, construindo soluções’, o Circuito em Paranaíba contará com a palestra do diretor presidente da Scot Consultoria, Alcides Torres, com o tema: Perspectivas do Mercado Pecuário. De acordo com as informações apuradas pelo Departamento de Economia do Sistema Famasul, o município ocupa a 11ª posição no ranking estadual de rebanho bovino, com um total de aproximadamente 513 mil cabeças. A primeira edição aconteceu em novembro do ano passado em Camapuã com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Ana Brito

COTAÇÕES
  • SOJA R$196,27
  • MILHO R$ 88,01
  • Referentes ao dia : 18/05/22
    Cotação da @ praça Campo Grande

REVISTA
CANAL DO PRODUTOR




PARCEIROS