Entre em contato conosco! Telefone: (67) 3324.7082 | E-mail: contato@novilhoms.com.br     Confira nossas redes sociais:

Skip directly to content

Baixa rentabilidade poderia ser amenizada se pecuarista utiliza-se mercado futuro, diz especialista

05/04/2024
Estratégias de mercado, apagão da mão de obra no campo e cenário politico serão tema de evento promovido pela Novilho Precoce MS na Expogrande 2024

O que um conhecimento de 150 anos pode ser útil para o pecuarista hoje? A resposta pode estar na utilização de uma ferramenta antiga, mas ainda pouco utilizada: O chamado ciclo pecuário. Segundo o especialista em mercado, Rogério Goulart, muitos produtores já entendem a lógica do ciclo e conseguem fazer suas preparações visando o longo prazo dos preços, mas ainda há muita gente que não aceita a existência desse ciclo.

“É comum encontrar ceticismo inicial em relação a novos conhecimentos, especialmente na pecuária, uma atividade tradicionalmente conservadora. Muitos pecuaristas tendem a se concentrar apenas na produção, sem considerar estratégias de comercialização e preços a longo prazo. No entanto, quando apresentados de maneira metodológica e didática, como no ciclo pecuário, muitos mudam rapidamente de opinião e reconhecem as vantagens de adotar uma abordagem mais estratégica em relação à atividade rural”, explicou Goulart.

Outra questão destacada é a utilização da trava de preços, ou mercado futuro, que tem sido amplamente difundida no setor. Segundo ele, é um caminho sem volta para quem deseja permanecer na atividade e torná-la rentável a longo prazo. 

“Os pecuaristas enfrentam limitações de lucro devido à oscilação dos custos de produção, que, no primeiro trimestre de 2024, estão particularmente elevados para muitos, até ultrapassando os preços de venda. Essa situação poderia ter sido evitada com a utilização de metodologias como contratos futuros e de opções, que oferecem conhecimento valioso. É animador observar que, com o passar dos anos, a relutância em relação a essas operações tem diminuído, à medida que gestores mais jovens assumem responsabilidades, tornando esse tema menos tabu e mais acessível”, pontua o especialista.

Visando auxiliar o produtor na busca por esses conhecimentos, a Novilho Precoce MS promove durante a Expogrande 2024 um encontro com o tema “Pecuária em foco: mercado, gestão e política”, que pretende debater não só as estratégias para passar por períodos de desvalorização, como a própria gestão da mão de obra, outro grande gargalo do setor, e o atual cenário da política brasileira, com seus bastidores e como ela influencia no agronegócio.

“Estamos enfrentando um período desafiador, marcado pela desvalorização dos produtos no mercado nacional devido a uma demanda fraca e uma superprodução de animais nos últimos anos. Diante desse cenário difícil, é crucial adotar estratégias para mitigar os impactos negativos e nos prepararmos para tempos melhores, com preços e condições de mercado mais favoráveis. E nós como Entidade também temos esse papel, de trazer essas percepções, não só de como lidar com esse momento, mas também com a escassez de mão de obra no campo e com os desafios políticos atuais. Traremos no evento especialistas destas áreas e figuras importantes, que compartilharão as estratégias para melhorar o ambiente político e econômico para a pecuária”, pontuou o presidente da Novilho Precoce MS, Rafael Gratão.

O evento contará com a presença da Senadora Tereza Cristina, dos deputados federais Marcos Pollon e Beto Pereira, Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro e Consultor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul e Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul. O Encontro acontece no dia 5 de abril, a partir das 7 horas, no Tatersal 2 da Acrissul. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelas redes sociais da entidade @novilhoprecocems.

Fonte: AGRO AGÊNCIA