Entre em contato conosco! Telefone: (67) 3324.7082 | E-mail: contato@novilhoms.com.br     Confira nossas redes sociais:

Skip directly to content

Novilho Precoce reúne com Governo para alinhamento do Precoce MS

12/04/2024
Encontro entre entidades e o Governo do Estado aconteceu durante a Expogrande 2024

Na manhã desta quinta (11) a diretoria da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce, do sistema Famasul e demais entidades se reuniram com membros da Secretaria de Estado e Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e com o Governador do Estado, Eduardo Riedel para alinhamento das demandas do setor pecuário, entre elas, o Precoce MS. 

O programa passou por uma reformulação no final do ano, com a resolução sendo publicada em dezembro. As mudanças foram motivadas pelo avanço do Estado em direção ao projeto MS Carbono Neutro até 2030 e a necessidade de focar na biossegurança, além da retirada da vacinação contra a febre aftosa e a crescente importância da rastreabilidade.

Segundo o superintendente da Novilho Precoce MS, Alexandre Guimarães, a Associação terá agora o papel de verificar o nível das propriedades, garantindo as informações fornecidas.
 
 “Antes da modernização, a maioria das fazendas estava no nível simples, com apenas uma pequena porcentagem no sistema avançado. Além disso o programa priorizava 70% para o animal e 30% para a propriedade, mas agora essa divisão é igualitária, com 50% para cada. Houve também uma mudança na forma de avaliação das propriedades, que antes era auto declaratória e agora será realizada por meio de um checklist chamado Protocolo Precoce Conformidade”, pontuou Alexandre.

Ele destaca ainda que o programa não será encerrado, a parte relacionada ao animal será mantida, o que muda é que a partir do dia 18 de abril, todos os produtores irão para o nível obrigatório e se quiserem avançar o nível da propriedade, deverão pedir visita a propriedade através do seu RT. 

Para o presidente da entidade, Rafael Gratão, as mudanças vêm para auxiliar o produtor, uma forma de comprovar que as fazendas participantes, além de produzir um animal de qualidade, também são fazendas organizadas, tanto na gestão social como na questão ambiental. 

“O protocolo preconiza isso e ele vem comprovar o ótimo trabalho feito pelo produtor de Novilho Precoce do Estado, independente de ser associado ou não. E almeja-se, que no futuro, esse protocolo sirva até mesmo como uma referência para mostrar que além da qualidade do animal, que já temos e que é comprovado, temos propriedades, temos fazendas com qualidade. E por ser algo pioneiro, isso pode abrir talvez novas oportunidades para a carne do nosso Estado”, finaliza Gratão.

FONTE - AGROAGENCIA