Entre em contato conosco! Telefone: (67) 3324.7082 | E-mail: contato@novilhoms.com.br     Confira nossas redes sociais:

Skip directly to content

Novilho Precoce MS promove encontro durante a Expogrande 2024 para debater o futuro da Pecuária no Brasil

05/04/2024
Durante o evento a senadora, Teresa Cristina, destacou o papel do produtor rural no desempenho da política

Campo Grande, MS - Em meio à Expogrande 2024, a Novilho Precoce MS promoveu nesta sexta (5) o Encontro com o tema “Pecuária em foco: mercado, gestão e política”. O evento, que reuniu mais de 300 pessoas, debateu as estratégias para enfrentar períodos de desvalorização do mercado pecuário, além de discutir a gestão da mão de obra, um desafio significativo para o setor, e analisar o cenário atual da política brasileira e seu impacto no agronegócio.

O presidente da Novilho Precoce MS, Rafael Gratão, destacou aos participantes do evento o papel político da Associação e os projetos que desempenham a fim de mitigar prejuízos da porteira para dentro.

“Dentro da Novilho Precoce MS, desenvolvemos um grupo de compras que possibilita uma compra coletiva em volume, resultando em uma economia que pode chegar a 50% nos insumos. Além disso, oferecemos ferramentas como suporte técnico dentro da indústria para minimizar erros e melhorar a eficiência operacional, resultando em maior receita para os produtores. A Novilho também oferece opções de operações que ajudam a evitar prejuízos, além de protocolos que organizam e otimizam os processos. Essas iniciativas visam preparar as fazendas para os próximos anos, promovendo maior organização e eficiência, com potencial para desenvolver ainda mais ferramentas.”

Com a participação de especialistas renomados do setor, o encontro ofereceu insights valiosos sobre como navegar pelas complexidades do mercado pecuário. Rogério Goulart alertou os pecuaristas para o uso de seguro na venda do gado, da mesma forma como acontece com outros bens da fazenda.

“É crucial saber o custo de produção, que envolve entender o valor dos animais na fazenda, os gastos já realizados com eles, como alimentação, funcionários, energia e maquinário. Ao calcular o custo total e o peso do animal na venda, é possível determinar o preço ideal para garantir lucro. Essa informação permite buscar opções na bolsa que cubram o custo, proporcionando segurança financeira. Conhecer os números da fazenda é essencial para tomar decisões estratégicas e garantir essa estabilidade econômica.”

Outro ponto abordado foi a introdução e manutenção dos jovens no campo, e como fazer para estimular essa mão-de-obra a se estabelecer e se manter no meio rural, tema apresentado pelo consultor Rogério Perez. Ao final, um debate reuniu a senadora Tereza Cristina, demais políticos e especialistas, que discutiram os caminhos e as politicas públicas para o enfrentamento dos desafios enfrentados pelo agronegócio no cenário atual do país e do mundo.

“Nós temos que olhar a política de maneira diferente. Nós não podemos ser animadores de torcida, nós temos que saber exatamente onde queremos chegar, o que é que nós queremos para o Brasil de hoje e de amanhã. E não é com discursos, às vezes, vazios, retóricas impressionantes, mas que não vamos nos levar nos resultados que a gente precisa. Então, tem papel para todo mundo nessa arena. Mas nós temos que começar, cada vez mais, a nos mostrar”, enfatizou a senadora.

Além da senadora Tereza Cristina, participaram do debate o deputado federal Marcos Pollon, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro e Consultor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul, Rafael Gratão presidente da Novilho Precoce e Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul.  O evento também contou com a presença do Rogério Beretta, secretário executivo da SEMADESC.

 

FONTE - AGROAGENCIA