Abates de novilho precoce de MS atingem recorde neste ano
Em 2023, os frigoríficos abateram 160 mil cabeças de novilho precoce de Mato Grosso do Sul, 40% a mais que no ano anterior quando foram encaminhadas 114 mil cabeças à indústria, e um novo recorde, conforme levantamento da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce (ASPNP) obtido pela Globo Rural.
O novilho precoce é um gado com até 30 meses de idade, com condição corporal apropriada para o abate. Alguns países como a China exigem que a carne importada do Brasil seja proveniente de animais mais jovens como estes.
"A associação superou as expectativas em 2023 e acreditamos que o próximo ano será ainda maior. Trabalhamos com uma projeção de 12% a mais no volume de abates para 2024, em relação a este ano", afirmou o presidente da entidade, Rafael Gratão.
De acordo com o levantamento, entre todos os animais destinados à indústria frigorífica pelos associados da Novilho Precoce MS, mais de 90% atenderam aos requisitos ligados à idade e ao acabamento.
Bônus
Com isso, além dos valores pagos pela arroba, os 425 associados à entidade receberam um montante de R$ 7,8 milhões em bonificações. "A soma diz respeito às bonificações oferecidas pelos frigoríficos parceiros da associação, aos produtores que apresentam animais de acordo com as especificações de idade, qualidade de carcaça e critérios ligados à sustentabilidade", disse.
O valor das bonificações representa uma alta de 36,8% em relação ao montante pago no ano passado, de R$ 5,7 milhões. Esta elevação vai em linha com o aumento no número de animais abatidos no período.
Fonte - Globo Rural
Por Nayara Figueiredo - São Paulo https://globorural.globo.com/pecuaria/boi/noticia/2023/12/abates-de-novilho-precoce-de-ms-atingem-recorde-neste-ano.ghtml